2 de dezembro de 2014

BIOSAÚDE



 VOCÊ SABIA? 

HTLV (VÍRUS LINFOTRÓPICO DA CÉLULA HUMANA)

É um retrovírus que ataca uma importante célula do sistema de defesa do organismo, a célula T, e pertence a mesma família do HIV.
Este vírus foi isolado em 1980, em um paciente portador de um tipo raro de leucemia e sua maior incidência se dá em algumas regiões específicas como o Japão, o Caribe e alguns países africanos. O índice de pessoas infectadas no Brasil é proporcionalmente baixo, considerando as dimensões e a população existente, mas já representa um problema de saúde pública.
Existem dois tipos deste vírus: o HTLV - I e o HTLV - II
O HTLV - I é responsável por algumas doenças neurológicas degenerativas graves (paraparesia espática tropical) e as doenças hematológicas como a leucemia e o linfoma de células T humana do adulto (ATL). Polimiosites, poliartrites, uveítes e dermatites são algumas enfermidades que estão relacionadas a esse tipo de vírus.
Não foi diagnosticada patologias referentes ao HTLV - II.

SINTOMAS

Apenas 5% das pessoas infectadas pelo HTLV apresentam algum problema de saúde relacionado ao vírus, e quando se manifestam, desenvolvem quadros neurológicos degenerativos graves, leucemias e linfomas.
São sintomas indicativos de doenças neurológicas: dor na "batata da perna", nos pés, na coluna lombar, fraqueza, dormência e formigamentos nos membros inferiores, perturbações urinárias.
Nos casos de leucemia e linfomas, os sintomas são: lesões cutâneas, descamação, gânglios infartados, alterações virtuais e ósseas.

DIAGNÓSTICO

É obtido através de resultados positivos dos testes ELISA e Western-blot específicos.

TRATAMENTO

Não existe tratamento preventivo, pois o risco de desenvolvimento de alguma doença associado ao HTLV é muito baixo.

TRANSMISSÃO

É transmitido da mesma forma que o HIV, através de relações sexuais desprotegidas, nas transfusões de sangue, no uso compartilhado de seringas e agulhas, da mãe para o filho durante a gestação, no aleitamento materno e no momento do parto.
O diagnóstico precoce e as recomendações médicas são de fundamental importância para se controlar a transmissão do vírus.

RECOMENDAÇÕES
  • Não se descuide da sua saúde. Só pratique sexo seguro;
  • Certifique-se sempre de que as agulhas e seringas que vai usar são descartáveis; e
  • Peça para seu médico averiguar a possibilidade da infecção pelo HTLV, se você está grávida ou pretende engravidar.
Referência: http://drauziovarella.com.br/letras/h/htlv-virus-linfotropico-da-celula-humana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário