1 de dezembro de 2014

Curiosidades da Biologia

Garrafa especial transforma umidade do ar em água potável!
“Fontus”, uma garrafa de auto preenchimento, foi criada pelo desenhista industrial da Universidade de Artes aplicada em Viena, KRISTOF RETEZAR, que teve como inspiração a escassez de água em países de terceiro mundo.  Este projeto foi uma tentativa de descobrir recursos inexplorados de forma sustentável, e todas as medidas criadas para amenizar os danos ao meio ambiente é bem-vinda não é?!
O fenômeno de captação de água ocorre através da condensação, e neste processo, a “fontus” produz até meio litro de água por minuto. Ela serve tanto como acessório para bicicleta desportivo, quanto como uma maneira de aquisição de água doce em regiões onde a água é escassa.

Entenda como funciona!
      A fim de alcançar a condensação, deve esfriar quente, a umidade do ar para baixo. O dispositivo tem um pequeno refrigerador instalado no seu centro denominada elemento Peltier. Este cooler é dividido em dois: Quando alimentado por eletricidade, o lado superior esfria e o lado inferior esquenta. Quanto mais você resfriar o lado quente para baixo, o mais frio do lado superior terá. Por conseguinte, estes dois lados são separados e isolados uns dos outros. O ar entra na câmara inferior em alta velocidade quando se deslocam para a frente com a moto e esfria o lado quente para baixo. Além disso, quando o ar entra na câmara superior é interrompida por pequenas paredes perfuradas de forma não linear, reduzindo a sua velocidade, a fim de dar o ar o tempo necessário para se perder as suas moléculas de água. Isso para todo tipo de PET fits garrafa 0,5l.!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário