30 de novembro de 2014

BioSustentabilidade 



DESTINAÇÃO CORRETA DE MATERIAIS DE INFORMÁTICA, PILHAS E BATERIAS

Com surgimento dos computadores e uma série de novos produtos eletrônicos, os quais utilizam pilhas e baterias, aparece então um novo nicho de poluição ambiental: o lixo eletrônico. O grande problema desse tipo de resíduo é que ele é extremamente tóxico, sendo assim, o descarte incorreto desse E-lixo (lixo oriundo de equipamentos eletrônicos) afeta diretamente a natureza, causando danos ambientais irreversíveis devido ao tipo de substâncias que contém estes materiais, causando prejuízos a saúde da população. Devido a grande receptividade das escolas e bons resultados obtidos até o momento, o Projeto Reciclando o E-lixo continua coletando e sensibilizando a população mostrando a maneira adequada de como dar fim as pilhas, baterias, computadores, impressoras, por exemplo, diminuindo a acumulação de E-lixo no meio ambiente, e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população. O conteúdo do E-lixo que inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Por este motivo, esses resíduos precisam de tratamento adequado para não causar danos à saúde e ao meio ambiente.



Fig.1: Materiais coletados em Penedo/AL          Fig.2: Pilhas coletadas em Pendo/AL

               

Fonte: Vanda Duarte                                           Fonte: Vanda Duarte



PROBLEMAS AMBIENTAIS E NA SAÚDE

As pilhas e baterias mais modernas ficaram mais compactas, porém mais potentes e ao mesmo tempo mais contaminantes. O maior agravante é que estes elementos químicos são bioacumulativos, não são degradados pelo organismo, ou seja, a cada novo contato com a substância ela se acumula em maior quantidade no organismo, podendo levar até danos severos do sistema nervoso central ou morte em casos mais graves.  Se lançados indiscriminadamente no ambiente podem se depositar nos solos, rios, lagos e lençol freático, contaminando toda a cadeia alimentar. Assim, é extremamente importante que a população, seja conscientizada sobre o potencial de poluição e contaminação desses produtos no meio ambiente e sobre qual é a forma correta de descartar esses produtos.



                               
                                                      KkIW6ZZilZ8/s400/pilha1.jp


ONDE DESCARTAR?

Quem tiver materiais como pilhas, baterias e materiais de informática que não mais funcionem ou tenha se tornado obsoleto pode juntar e entrar em contato com o projeto Reciclando o E-lixo, que se localiza no Instituto Federal de Alagoas-Campus Penedo.
O projeto enviará os rejeites para empresas que trabalham com a reciclagem dos materiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário