27 de novembro de 2014

Mundo Animal - Pit Bull

Imagem disponível em: marleymeuamicao.blogspot.com.br
     Vamos conhecer um pouco desses seres incríveis chamados “PIT BULLS”. No final, uma entrevista com o criador e proprietário do Canil J.E Bull’s Red.


    Não há estudos que comprovem o comportamento agressivo dos Pit Bulls. Ao contrário, segundo pesquisas, profissionais especializados em comportamento animal informam que a agressividade pode se manifestar em cães independentemente da raça. A agressividade dos cães muitas vezes é estimulada pelo homem. Dizer que os Pit Bulls são considerados cães de uma raça perigosa é uma falácia. 

    O país de origem dos Pit Bulls é os Estados Unidos. A história desses animais começa no século XVII. Os ascendentes do American Pit Bull Terrier eram praticantes do bull-bating, ( luta de cães com touros) diversão para a sociedade da época. Muitos especialistas afirmam que o PitBull é a versão melhorada do Bull and Terrier, antepassado do Bulldog, Para serem usados nestas lutas, os criadores faziam cruzamentos e aprimoravam as raças de combate. Em 1835, quando o esporte foi proibido os donos passaram a usar os cachorros para lutar entre eles. 

    Pit bull é um termo genérico que se refere a um conjunto de raças de cão, incluindo, mas não se limitando ao American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier, e os cruzamentos entre essas raças. Costuma-se usar apenas o termo Pit Bull para designar a raça American Pit Bull. Os dois Staffordshire pertencem à categoria dos Terriers, e o American Pit Bull é uma raça reconhecida oficialmente pela F.I.A.P.B.T (Federação Internacional American Pitbull Terrier. 

    Apesar da má fama, os Pit bulls são cães de natureza dócil, inteligente e devotada a seus donos. 

Informações adicionais 


SAÚDE: Uma raça geralmente saudável, embora alguns sejam propensos a displasia do quadril, cataratas hereditárias, alergias a grama e doença cardíaca congênita. 


PREÇO: O preço é definido de acordo com seu sexo (fêmeas possuem valor mais elevado), pedigree, linhagem, histórico familiar de doenças, entre outros. Os preços dos filhotes de Pitbull variam de R$ 500 a R$ 2 mil. 


CUIDADOS ESPECIAIS: Os cuidados especiais do Pitbull são principalmente com relação à pratica de exercícios diários e carinho. Este é um cão ativo que precisa de passeios diários e brincadeiras em casa. 

"Os Pit Bulls enfrentam o preconceito de muitas pessoas que não sabem muito sobre eles. Não há espaço para agressão humana no comportamento do Pit Bull, a realidade é que a maioria deles não é agressiva com as pessoas; muitos são extremamente sociáveis e adoram crianças. Um Pit Bull que passe por uma avaliação comportamental não representa uma ameaça para as pessoas mais do que qualquer outro cão". (Tudo Sobre Cachorros)

ENTREVISTA 

Por Ramilda Gomes 

1) QUAL O SEU NOME E A SUA PROFISSÃO? 


Erick Tadeu Corrêa H. Pereira
Canil J.E. Bull`s Red 
Criador desde 2003. 
Registro: CBKC, número 666 
e-mail: erick@jepitbull.com.br 
Criador e Administrador de Empresas 


2)POR QUE ALGUNS PIT BULLS SÃO TÃO PERIGOSOS? 

     Não existem alguns Pit Bulls perigosos e alguns Pit Bulls não perigosos. O que temos que verificar é se estamos falando de um animal puro dentro dos padrões corretos da raça, principalmente no que diz respeito a temperamento e se o animal leva uma vida digna e descente. 

     O padrão da raça pede que o animal seja sociável e dócil com o ser humano e aceitável agressividade com outro animal. Um cão puro dentro dos padrões da raça, vai seguir esse temperamento. Um animal mestiço aonde não se tem um padrão de temperamento definido, pode se correr o risco de o animal ter algum desvio. 

    Outra coisa importante é sabermos se os cães que a mídia mostra em ataques se realmente eram puros e se tinha uma vida descente. Nunca foi registrado um ataque de um cão comprovadamente puro, com pedigree e dentro dos padrões da raça e proveniente de algum criador e de algum canil reconhecido. Nada contra os cães mestiços, mais temos que deixar claro e separado o joio do trigo e não alimentarmos a mídia com fatos aonde a audiência é mais importante. Termos a consciência que o cão independente de sua raça é um animal irracional que vai retribuir ao seu dono exatamente da forma que é ensinado a ele. Se for tratado com carinho, respeito e da forma correta ele vai te retribuir da melhor maneira possível. Se for ensinado a ele só o que é errado ele não terá como retribuir diferente. 

3) COMO VOCÊ DESCOBRIU ESSE INTERESSE PELOS PIT BULLS? 

Após muitos anos como criador da raça Collie, fiquei um grande período sem atuar nesse ramo. Contudo, comecei a me interessar pelo American Pit Bull Terrier por ser um cão forte, robusto e rústico. Devido a essa curiosidade, ganhei de presente da minha esposa meu primeiro exemplar, o Uran, em 2003. A partir daí, me apaixonei pela raça. 

O cachorro oferece tanta dedicação, amor e carinho, além de ser muito disciplinado, que rapidamente conquistou todos da família. Esse comportamento permitiu a participação em exposições e despontou. Assim, continuei a investir na raça. 

4) COMO SE DEU O PROCESSO DO SEU CANIL? 

Após a aquisição do nosso primeiro exemplar em 2003 ( Uran ), começamos um processo de criação e fundamos o Canil J.E. Bull’s Red,que vem, ao longo dos anos, especializando-se na criação de American Pit Bull Terrier. Buscamos um aprimoramento genético constante através de cães com qualidades excepcionais. 

No nosso plantel, seguimos um padrão fechado em cães red nose, obtidos por meio de exemplares das melhores linhagens do pais. O resultado disso são animais dotados de uma alta sociabilidade aliados à coragem e acima de tudo, forte estrutura muscular. Gerando cães completos para companhia e campeões para exposição. 

5) DEIXE ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA SE TER UM PIT BULL, OBEDIENTE, AMIGO E PROTETOR SEM CAUSAR MEDO ÀS PESSOAS. 

O American Pit Bull Terrier é extremamente fiel ao dono que como todo cão é visto por ele como o líder da matilha. Aos outros integrantes da casa, com certeza ele vai ser sociável e se educado vai respeitar normalmente. Sempre temos que educar o cão e trata lo como um animal, mostrando a ele regras e deveres e não trata lo como uma pessoa da família o deixando fazer o que quiser, isso num futuro pode ser ruim. Lembre-se o cão é um animal, temos que tratá-lo como tal, dar carinho e atenção, mas ele não é um filho. 



Mais informações:
http://www.portalpets.com.br/caes/pit-bull
http://www.infoescola.com/mamiferos/cao-cachorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário