25 de novembro de 2014

Mundo Animal: Tudo sobre o urso polar



       É o maior carnívoro, o mais forte e o que vive mais tempo 50 anos. Apesar de seus 2,5 m de comprimento e 700 kg, pode perseguir sua presa a uns 40 km por hora. Na água a velocidade é de 4 a 5 km por hora, e pode nadar horas e horas contínuas, à procura de caça.
      Para ajudar a identificar os limites de seus territórios, muitos animais marcam com um cheiro geralmente urina. O odor pode passar informações sobre o status, sexo e até mesmo o humor de quem o deixou. 
     Os ursos polares preferem caçar sozinhos pois precisam se camuflar, com a    ajuda do pelo branco e ficando imóveis por horas, eles conseguem enganar as focas, que são apanhadas quando se aproximam.
      Quando está de tocaia junto a uma fenda do gelo, o urso geralmente esconde o focinho preto, para que a foca, que aparece para respirar, leve alguns segundos para perceber a presença do urso. Segundos preciosos pra quem está ali esperando há horas por comida.
        A estação de acasalamento é uma das poucas vezes em que os ursos buscam companhia. As fêmeas com filhotes ficam longe dos machos adultos, pois podem machucar um de seus filhotes.
    Mas também são oportunistas. Aparecem em qualquer lugar onde haja comida, seja lixo de cidade ou carcaça de uma baleia naufragada. Assim que a comida acaba, os ursos somem e continuam a viver solitariamente.   
      Todos os anos, em novembro, a fêmea começa a construir o abrigo onde nascerão seus filhotes. Embora a grossa pelagem do urso polar adulto o mantenha aquecido, os filhotes nascem cegos e com pouca pelagem e não sobreviveriam a céu aberto. Já as fêmeas preferem cavar o abrigo na neve do ano anterior, que já está compacta. Com as grandes garras, a ursa cava um túnel de entrada de aproximadamente l, 8m de comprimento faz uma soleira e uma câmara abobadada. Aquecida pelo corpo da ursa, a temperatura do interior do abrigo pode ser 21”C mais alta que a temperatura do lado de fora”. 
     A fêmea geralmente dá à luz a um ou dois filhotes, em dezembro ou janeiro, mas passa todo o inverno no abrigo. Ao nascer, o filhote mede uns 25 cm e pesa mais ou menos 1 kg. Eles abrem os olhos com 5 semanas e começam a andar com 7 semanas.
        Em março, quando a luz que atravessa o teto de gelo fica mais forte, a ursa rompe o gelo e sai do abrigo com seus filhotes, e corre para o mar onde fará finalmente uma refeição.     
       Dentro da água o urso polar é muito mais ágil, porque a gordura e o ar dos pulmões fazem seu corpo mais leve, e porque possui membranas que unem seus dedos
       Os ursinhos não poderiam acompanhar a velocidade da ursa, por isso um dos filhotes morde a cauda da mãe o tempo todo, enquanto o segundo segura firme mordendo a cauda do irmão.
       Quando os filhotes começam a alimentar-se de comida sólida, a mãe tem que dividir os peixes e focas que consegue caçar com eles. Por isso, na primavera, ela fica com a metade do peso que tinha seis meses antes, no final do verão anterior.


referência:
   http://www.ninha.bio.br/biolohttp://www.ninha.bio.br/biologia/ursos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário