30 de novembro de 2014

Mundo Animal - Tigre


Imagem disponível em: http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Tigres&lang=3
    
    
    Vamos conhecer um pouco da história dos tigres e ficarmos por dentro de várias curiosidades desses felinos.

Características

Nome Científico: Panthera tigris

Reino: Animal

Filo: Cordados

Classe: Mamíferos

Família: Felídeos

Gênero: Panthera

Ordem: Carnívoros
   
   Inicialmente originou-se na Sibéria e se espalhou pela Índia, Indochina, Birmânia, Sumatra, Bornéu, Boli, Turquia e Cáuscaso. Preferem as florestas temperadas e frias. Podem chegar aos 2,6 metros de comprimento e 100 cm de alta, chegando aos 220kg. Costumam viver cerca de 20 anos, geralmente os machos morrem primeiro que as fêmeas.
      
     São animais solidários, necessariamente não tem o hábito de caçar as presas com tanta frequência durante o dia. Sua porcentagem de sucesso em sua caçada fica em torno de 15-20% de todas as tentativas. Quando conseguem capturar algum animal, geralmente grandes cervos ou javalis, os levam para um lugar mais reservado e se alimentam dele nos dias seguintes, além das boas lambidas que todos felinos dão no seu almoço, os tigres tiram o pelo dos animais abatidos antes de começar a comer, comportamento semelhante ao dos leopardos. E desde pequenos os filhotes também aprendem esta prática e apesar da fome, limpam a área em que vão se alimentar. Isso se deve a uma rejeição do estômago deles aos pelos. 
    
    Algo que  chama bastante atenção é a função do bigode do tigre, no caso desses felinos, esta parte do corpo em que os bigodes tocam a pele tem células nervosas extremamente sensíveis que os permitem sentir em detalhes a menor batida do coração ou qualquer pulsação nas veias das suas vítimas quando estão com os dentes cravados nelas, uma ótima estratégia para terem certeza que já estão mortas, e assim evitar acidentes. 
    
    Suas listras servem na identificação de cada felino, porque nenhum tem o padrão de listras igual ao do outro, o que é muito similar às nossas impressões digitais. Essas características auxiliam pesquisadores a identificarem quantos exemplares diferentes habitam uma certa área por exemplo. Cada um tem cerca de 100 riscos negros pelo corpo, um fato curioso é que mesmo se rasparem toda pelagem do tigre, eles continuarão camuflados na floresta porque as listras estão estampadas também na pele destes felídeos, o que os favorecem muito em casos de possíveis doenças que podem acarretar na queda de pelos.
     
     Os tigres são além de tudo ótimos nadadores, chegando a percorrer mais de cinco quilômetros nas águas, podendo perseguir sua presa até na água.


Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário